Os benefícios de saber estar só consigo mesmo originam-se de nossa capacidade de nos sentirmos bem sozinhos apenas com nossa própria presença sem nos sentirmos solitários. Estão relacionados, portanto, com a solitude, que é muito diferente da solidão.

Dessa forma, desenvolver a solitude é uma aprendizagem fundamental para a vida, na medida em que envolve a possibilidade de sentir a própria companhia como algo prazeroso.

Trata-se da escolha de estar sozinho. E é, por isso, uma escolha benéfica.

A solidão, por outro lado, ocorre quando ultrapassamos certos limites a ponto de nos sentirmos isolados e infelizes. É algo involuntário, que frequentemente está associado a comportamentos repetitivos que nos prejudicam.

Ou seja, requer nossa atenção e capacidade de lidar com esse sentimento negativo.

Com base nisso, começaremos apresentando para você, que tem ou já teve dificuldade de desfrutar da própria companhia, 11 sábias citações sobre a importância da solitude.

E, na sequência, mostraremos uma lista com os 10 principais benefícios de estar a sós consigo mesmo.

Na parte final do texto, por sua vez, falaremos como encontrar um meio poderoso e eficaz para aprender a desenvolver a solitude. Um meio cuja base está no aprimoramento do conhecimento de si e nas transformações profundas que isso gera dentro de nós.

Siga com a gente!

Inscreva-se e receba frases e conteúdos novos

Não enviamos spam. Seu e-mail está 100% seguro!

Os Benefícios de Saber Estar Só Consigo Mesmo: Sábias Citações sobre a Arte da Solitude

Os 10 Principais Benefícios de Saber Estar Só Consigo Mesmo

BENEFÍCIO 1: DESCANSO E ENERGIZAÇÃO MENTAL E FÍSICA

A solitude é muito positiva, é uma presença, transbordante. Sente-se tão pleno de vida que pode preencher o universo inteiro com a sua presença…

Osho

Não é novidade para nenhuma pessoa que nossos relacionamentos com os outros são um processo que envolve um constante esforço mental de adaptação. Como sabemos, quando estamos no convívio com outras pessoas, estamos continuamente desempenhando papéis e funções.

Contudo, por mais amistosas ou leves que sejam essas interações, elas sempre nos demandam engajamento emocional e intelectual.

Por isso, ficar sozinho durante alguns momentos para focar em nós mesmos e recarregar as “baterias” é fundamental.

É a oportunidade que temos de curtir nossa própria companhia e de apenas viver o momento presente.

BENEFÍCIO 2: CLAREZA MENTAL E AUMENTO DA CRIATIVIDADE

É a solidão que inspira os poetas, cria os artistas e anima o gênio.

Henri Lacordaire

A solitude é o instrumento que temos para abrir um espaço maior à nossa privacidade e para que possamos trabalhar com nossos problemas e nossas emoções mais difíceis.

A partir dela criamos a oportunidade de nos expressarmos com mais autenticidade, liberar as emoções represadas e, assim, seguir adiante com nossas vidas particulares.

É claro que podemos fazer isso envoltos de nossos entes queridos, mas quando estamos sozinhos podemos, muitas vezes, fazê-lo com ainda mais liberdade.

Como consequência da liberação de nossas emoções e da possibilidade de nos expressarmos de forma autêntica, os benefícios de saber estar só consigo mesmo incluem o aumento da inspiração e o enriquecimento das ideias, turbinando nossa criatividade.

BENEFÍCIO 3: AUMENTO DA CAPACIDADE REFLEXIVA E DE OBTENÇÃO DE RESPOSTAS PARA A VIDA

Para entender o mundo, é preciso se afastar ocasionalmente.

Albert Camus

Vivemos em uma realidade que nos impõe um ritmo permanentemente acelerado. Esse ritmo torna-se ainda mais frenético com o uso das novas tecnologias.

Elas, por sua vez, aumentam a intensidade de nosso trabalho e a velocidade com que devemos responder às demandas das outras pessoas, seja no meio profissional, seja em nossas vidas privadas.

Nesse sentido, ficar sozinho é uma das maneiras mais importantes para nos proporcionarmos momentos de “desintoxicação”. Da mesma forma, isso favorece o desenvolvimento de uma postura reflexiva, não tão presa à realidade imediata.

Dentre os benefícios de saber estar só consigo mesmo, portanto, está a capacidade de pensar sob uma perspectiva mais ampla, tanto sobre questões específicas de nossa vida, quanto sobre nós mesmos, nossas habilidades, nossos medos, nossos sonhos e metas.

Em suma, a solitude favorece a percepção do que está e do que não está funcionando para nós e daquilo que precisamos transformar em nossas vidas.

Ela permite dar tempo para que as coisas se “assentem” e nos permite ver o que acontece a partir do distanciamento necessário para que possamos perceber nossa realidade com mais clareza.

BENEFÍCIO 4: DESENVOLVIMENTO DA INTELIGÊNCIA EMOCIONAL

Quem não sabe povoar sua solidão, também não saberá ficar sozinho em meio a uma multidão

Charles Baudelaire

A clareza e a postura reflexivas geradas pelo fato de estarmos sozinhos conosco mesmos traz como um de seus principais benefícios a possibilidade de entendermos melhor nossas emoções.

Ou seja, abre espaço para que possamos enxergá-las e lidar com elas de forma mais assertiva.

Isso nos permite o desenvolvimento de nossa inteligência emocional.

Nos tornamos mais capazes de compreender o que nos realiza, o que satisfaz realmente nossas necessidades e, por outro lado, o que nos frustra e nos faz ficar tristes.

E, assim, conseguimos tomar melhores decisões e lidar melhor com os sofrimentos comuns à vida.

BENEFÍCIO 5: APRENDER A PRIORIZAR E A ESCOLHER

Minha solidão não tem nada a ver com a presença ou ausência de pessoas… Detesto quem me rouba a solidão, sem em troca me oferecer verdadeiramente companhia.

Irvin D. Yalom

Quando podemos estar sozinhos, fica mais fácil perceber quais coisas são realmente importantes e quais delas não têm grande relevância.

Dessa forma, outro dos principais benefícios de saber estar só consigo mesmo é a aprendizagem do que nos é verdadeiramente prioritário e o desenvolvimento da capacidade de fazer escolhas com base nisso.

Essa identificação de prioridades e escolhas, por sua vez, pode abranger desde nossos relacionamentos amorosos, até nossos relacionamentos e escolhas profissionais, passando pelo ambiente familiar e os amigos.

Em todas essas relações, a solitude permite identificamos melhor aquilo que nos faz sentir sufocados, que nos afasta de nossos desejos, e quando estamos abrindo mãos dos próprios sonhos em razão de outras pessoas.

Isto é, ficar sozinho facilita escolher aquilo que realmente desejamos ser e fazer. Permite uma liberdade muito maior para fazer o que temos vontade, mesmo que essa liberdade, é claro, tenha sempre limites sociais.

BENEFÍCIO 6: SUPERAR A BUSCA DE APROVAÇÃO

A liberdade é a possibilidade do isolamento. Se te é impossível viver só, nasceste escravo.

Fernando Pessoa

Não podemos negar que em diferentes momentos e situações precisamos ouvir as opiniões das outras pessoas ou ainda de sua ajuda e de seus conselhos.

Porém, em outros momentos, cabe apenas a nós decidir, fazer escolhas e assumir a responsabilidade pelo que fazemos.

É exatamente aí que ficar sozinho torna-se altamente enriquecedor, pois temos a oportunidade de fazer o que é preciso confiando mais em nós mesmos e dependendo menos da aprovação alheia.

BEFEFÍCIO 7: APRENDER A ACALMAR-SE, AGRADAR E AMAR A SI MESMO

Que minha solidão me sirva de companhia

Que eu tenha a coragem de me enfrentar

Que eu saiba ficar com o nada

E mesmo assim me sentir

Como se estivesse plena de tudo.

Clarice Lispector

Dentre os benefícios de saber estar só consigo mesmo está também a possibilidade de encontrar espaços indispensáveis à nossa saúde mental para que, pelo menos em algumas ocasiões, fiquemos em paz e acolhidos apenas com nossa própria presença.

Deixamos de lado as avaliações e críticas dos outros e podemos nos focar, durante esses momentos, apenas no que nos agrada. Uma satisfação impossível de vivenciar quando há outros ao nosso redor.

Da mesma forma, a solitude nos abre espaço para reunir forças nossas, para identificar e lidar com nossos medos e monstros.

Isso permite, por sua vez, amar nós mesmos em nossa complexidade, reconhecendo nossas virtudes e compreendendo nossas falhas.

BENEFÍCIO 8: PROMOVER A GRATIDÃO.

Permita que sua solidão seja bem aproveitada, que ela não seja inútil. Não a cultive como uma doença, e sim como uma circunstância.

Martha Medeiros

Ficar a sós consigo mesmo torna mais fácil reconhecer e apreciar as pequenas coisas ao nosso redor.

E, assim, é também muito mais fácil nos sentirmos gratos por elas.

A apreciação da vida em toda a sua beleza ocorre de maneira muito mais natural quando tomamos distância do turbilhão de coisas de nossa realidade cotidiana, para poder apreciar as coisas com o coração.

BENEFÍCIO 9: APRIMORAR A AUTOCONFIANÇA

Sua solidão será uma fortaleza e um lar para você mesmo em meio a condições muito desconhecidas e a partir daí você encontrará todos os seus caminhos.

Rainer Maria Rilke

Sim, minha força está na solidão. Não tenho medo nem de chuvas tempestivas nem das grandes ventanias soltas, pois eu também sou o escuro da noite.

Clarice Lispector

Quando ficamos sozinhos conosco, é como se disséssemos: “eu sou alguém que vale a pena”.

Isto significa que optamos por honrar nossos “eus”. Essa atitude é um dos fundamentos da autoestima.

Ao fazer isso, construímos uma base para encontrar as respostas de que precisamos, o que é muito mais fácil de ser feito em momentos de solitude.

Esses são os momentos em que conseguimos estar em contato profundo com aquilo que somos e, a partir disso, entrar em conexão direta com nossa sabedoria interna.

BENEFÍCIO 10: DESENVOLVER O AUTOCONHECIMENTO

A solitude está no centro de todo o autoconhecimento, porque é quando estamos sozinhos que aprendemos a distinguir entre o falso e o verdadeiro, o trivial e o importante.

Autor Desconhecido

Como vimos acima, o tempo que a solitude nos dá para refletir permite que esta reflexão se volte para nós mesmos.

Surge daí uma porta aberta para um profundo conhecimento de si, para a compreensão de nossos erros, acertos, habilidades, propósitos etc.

Ou seja, abre-se o espaço necessário para observarmos com atenção plena o que está ocorrendo a nós e ao nosso redor, como quais são nossos sonhos, com quem realmente queremos estar e quem, de fato, amamos.

Em suma, a solitude possibilita saber de uma forma mais profunda aquilo que nos constitui e para onde queremos ir.

Logo, o autoconhecimento surge como uma espécie de “síntese” de todos os benefícios da solitude. E, como resultado dessa síntese, é o que nos permite criar e sustentar uma vida feliz de verdade.

Solitude e Autoconhecimento: qual o Caminho para Obtê-los?

Como resumo do vimos até agora, é fácil perceber que desenvolver a capacidade de estar só consigo mesmo e de colher os benefícios que esse hábito nos gera envolve, mais do que tudo, saber voltar-se para si mesmo, se auto-observar e se autoconhecer.

Nesse sentido, é possível entender o autoconhecimento não apenas como resultado da solitude, mas também como o ponto de partida e o caminho para obtê-la e aproveitá-la da melhor maneira.

O autoconhecimento é, portanto, o início de um ciclo virtuoso que se retroalimenta continuamente, trazendo todos os benefícios que vimos anteriormente.

Também é verdade, por outro lado, que em função do estilo de vida que levamos atualmente, a obtenção do autoconhecimento e o desenvolvimento da solitude não são tarefas fáceis.

Numa realidade cada vez mais frenética, tudo nos empurra para uma forma de viver em que temos cada vez menos tempo para olhar e ficar a sós conosco mesmos.

Entretanto, apesar de não ser tão fácil, o autoconhecimento é cada vez mais fundamental.

É ele que nos permite “educar nosso coração”, lidar com nossas dificuldades, nossas emoções difíceis, saber observá-las e utilizá-las a nosso favor de maneira consciente, em lugar de sermos “governados” por elas.

O Autoconhecimento para Reaprender a “Habilidade” de Ser Feliz

É o autoconhecimento e, através dele, a solitude, que permitem reaprender a ser feliz, sem recorrer a atalhos ou a meios que nos deixam física e mentalmente dependentes.

São eles que possibilitam reencontrar o que é mais importante a nós mesmos nessa realidade enlouquecida. São eles que resgatam o sentimento transformador e a paz interna de estar novamente em fluxo com a vida e não contra ela.

Uma reconexão que pode ser obtida por meio de uma caminhada que se alimenta de uma sabedoria ancestral há muito tempo conhecida, ainda que pouco praticada pela maioria das pessoas.

Uma caminhada que atrai cada vez mais interessados e que vem sendo realizada por um número cada vez maior de pessoas.

Em outras palavras, um percurso que nos mostra que a FELICIDADE é uma habilidade proporcionada pelo AUTOCONHECIMENTO e que ela pode ser APRENDIDA. 

Seguir essa caminhada e aprender as habilidades necessárias para se tornar muito mais realizado e feliz envolve, contudo, uma decisão que apenas nós mesmos podemos tomar.

Mas uma decisão que, em função de seu profundo poder transformador, certamente está entre as melhores decisões de nossas vidas.

Se você se interessou e quer saber mais sobre como fazer parte dessa caminhada para o autoconhecimento e começar a transformar sua realidade para melhor a partir de agora, junto com todos aqueles que já estão nesse caminho, então CLIQUE AQUI e inicie um novo momento em sua vida.

Inscreva-se e receba frases e conteúdos novos

Não enviamos spam. Seu e-mail está 100% seguro!

1 Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Solicitar exportação de dados

Utilize este formulário para solicitar uma cópia dos seus dados neste site.

Solicitar remoção de dados

Utilize este formulário para solicitar a remoção dos seus dados neste site.

Solicitar retificação de dados

Utilize este formulário para solicitar a retificação dos seus dados neste site. Aqui você pode corrigir ou atualizar seus dados por exemplo.

Solicitar cancelamento de inscrição

Utilize este formulário para solicitar o cancelamento de inscrição do seu e-mail em nossas Listas de E-mail.